Pesquisar
Dourados,MS | 25 de janeiro de 2026

Incêndio atinge torres de resfriamento em usina de Caarapó

Compartilhar

WhatsApp Image 2026-01-20 at 11.22.28

Um incêndio de proporções chamativas mobilizou equipes de emergência na manhã desta terça-feira (20), em uma usina de bioenergia localizada às margens da rodovia MS-156. O incidente, que gerou uma densa nuvem de fumaça escura visível a quilômetros de distância, foi controlado após uma ação conjunta entre a brigada interna da empresa e o Corpo de Bombeiros.

Fogo concentrado e rápida propagação

O foco do incêndio atingiu especificamente as torres de resfriamento da unidade. De acordo com informações técnicas, a rápida propagação das chamas e a cor intensa da fumaça devem-se à composição das estruturas, feitas de fibra de vidro.

No total, cinco torres foram destruídas pelo fogo. Apesar dos danos materiais nessas peças, as chamas não alcançaram outras áreas vitais da produção, evitando um prejuízo maior à operação da usina.

Resposta Rápida

A contenção do incêndio começou antes mesmo da chegada dos militares:

  • Brigada de Incêndio: A equipe de emergência da própria usina iniciou o combate com três caminhões-pipa.
  • Corpo de Bombeiros: Ao chegarem no local, os militares encontraram a situação já sob controle, realizando o trabalho de rescaldo (resfriamento) para evitar novos focos.
  • Segurança: Não houve registro de feridos.

Próximos Passos

Após o controle total, os bombeiros realizaram uma vistoria técnica em toda a área e orientaram a diretoria da usina sobre protocolos de segurança para os colaboradores.

Embora a rotina na unidade já esteja voltando ao normal, as causas que deram início ao fogo ainda estão sendo apuradas por especialistas.

Mais lidas

blog z+
últimas notícias